Assinatura:
Biografia
1992—2001: Nascimento e infância
Selena Gomez é filha única,[13] de Ricardo Joel Gomez e Mandy Teefey, uma atriz de teatro antigo, que tinha 16 anos quando deu à luz Selena Gomez.[14][15] Os seus pais separaram-se quando ela tinha cinco anos de idade, em 1997. Sua mãe casou-se em 2006 com Brian Teefy.[16] O seu primeiro nome é uma homenagem à cantora texana Selena Quintanilla-Pérez.[17] O pai dela é mexicano e a sua mãe é de origem italiana.[18] Selena viveu em Grand Prairie até 1999 quando mudou-se com sua mãe Mandy para Los Angeles, onde dois anos depois veio a começar sua carreira.
2002—2005: Início da carreira
Gomez começou sua carreira em 2002, com apenas nove para dez anos, no seriado infantil Barney e Seus Amigos, onde interpretava a personagem Gianna. Ficou em Barney até meados de 2002, especificamente entre a sexta a oitava temporada. Depois de um ano, voltou a ativa, fazendo uma participação no filme Pequenos Espiões 3-D: Fim de Jogo, no papel da 'Garota do parque aquático'. Em 2005interpretou no filme inspirado em uma série original, chamado Walker, Texas Ranger: Trial by Fire, no papel da personagem Julie.
2006—2008: Rumo à fama
Em 2006, finalmente fez seu primeiro papel notável, interpretou a personagem Emily Grace Garcia no filme Brain Zapped, que no final, acabou não sendo lançado. No meio de 2006, Gomez foi contratada pelo Disney Channel, fez uma participação em Zack e Cody: Gemeos em Ação, interpretando Gwen, em meados de agosto. Fez os episódios pilotos de séries, como What's Stevie Thinking? e em 2007 o piloto de Arwin!, ambos cancelados devido a baixa audência. Em julho de 2007 fez uma participação em Hannah Montana, interpretando a vilã Makayla.
No dia 12 de Outubro de 2007, estreou no Disney Channel a primeira série protagonizada por Selena, Wizards of Waverly Place, o sucesso foi tanto que o episódio de estréia arrecadou 5,9 milhões de espectadores. Cantou a música de abertura, intitulada de "Everything Is Not What It Seems", em fevereiro de 2008, lançou sua primeira música profissional, Cruella de Vil, do clássico 101 Dálmatas. Protagonizou seu primeiro filme, que estreiou no dia 16 de Setembro de 2008, Um Outro Conto da Nova Cinderela foi um show de criticas e também reforçou a carreira de cantora da atriz, que interpretou a música "Tell Me Something I Don't Know", que debutou o número #58 na Billboard Hot 100. Posteriormente fez sua primeira participação, no clipe de "New Classic" de Drew Seeley, com quem protagonizou o filme.
Antes do lançamento do filme, Gomez deu uma entrevista a MTV, em agosto de 2008, Selena Gomez disse sobre o futuro de sua carreira musical: "Eu estou pensando em formar uma banda, eu não serei uma artista solo, acho que não quero somente o meu nome ligado a mídia. Vou cantar e eu estou aprendendo a tocar bateria e guitarra". Gomez anunciou mais tarde no seu Twitter que o nome da banda seria "The Scene", mas sua gravadora Hollywood Records, sugeriu que o nome do grupo fosse "Selena Gomez & The Scene".
2009: Início da carreira musical
Em Junho de 2009, Gomez protagonizou ao lado de sua amiga de infância, Demi Lovato, o filme Programa de Proteção para Princesas, interpretando Carter Mason, o filme arrecadou 9,8 milhões de telespectadores e é um dos maiores filmes originais do Disney channel. Também fez uma participação especial em "Sunny Entre Estrelas" no episódio "Battle of the Networks' Stars" interpretando ela mesma.
Gomez assina contrato com Hollywood Records, e em 29 de Setembro de 2009 lança seu primeiro álbum de estúdio, Kiss & Tell com a sua banda Selena Gomez & The Scene e tendo também como seu primeiro single, a música "Falling Down" que entrou para o Billboard Hot 100 com pico no número #62. Para o álbum Gomez escreveu apenas uma da treze faixas, I Won't Apologize, pois não queria que Kiss & Tell abordasse sua vida pessoal.
Em 11 de Dezembro de 2009, "Naturally" foi lançado como o segundo single, se transforma em um grande sucesso, entrando para o Billboard Hot 100 no número #29 e no Hot Dance Club Songs debutou o número #1. "Naturally" que tem composição e produção com a Rock Mafia, chegou ao Top 20 de 14 países. Mesmo não tendo entrado no Top 20 americano "Naturally" foi certificado com single de platina, pela venda de 1,2 milhão de downloads no país. O videoclipe da música recebeu 1 milhão de exibições no YouTube na primeira semana, tendo até hoje já recebido mais de 125 milhões de exibições. No final de 2009 ano a banda ingressou em sua primeira mini-turnê, "House of Blues 2010 Tour" com apenas nove apesentações, realizada nos Estados Unidos. E em feveveiro de 2010 na Kiss & Tell Tour com dez apesentações, realizada nos Estados Unidos,Canadá e Reino Unido. O álbum vendeu 1.207.000 de cópias no mundo segundo a Nielsen, e foi certificado como Disco de Ouro nos Estados Unidos,[19] Canadá,[20] e Argentina[21].
2010-presente: Amadurecimento profissional
Gomez começa sua carreira cinematográfica, no dia 23 de Julho de 2010 com o filme Ramona and Beezus protagonizado ao lado da pequenaJoey King. Até o momento a longa-metragem já arrecadou mais de 26 milhões de dólares.
Ao final de maio de 2010, Selena anunciou que o primeiro single de seu segundo álbum, seria "Round & Round" e foi liberado em 18 de junho do mesmo ano na Rádio Disney; o videoclipe foi exibido dois dias depois no Disney Channel. Em 22 de junho, Round & Round foi lançado no iTunes, e anunciado que o segundo álbum da banda se chamaria "A Year Without Rain". O single entrou para o Billboard Hot 100 no número #24 e noHot Dance Club Songs debutou o número #2. A Year Without Rain foi lançado dia 21 de setembro de 2010, onde estreiou na posição #4 dabillboard 200 também vendendo 66 mil cópias na primeira semana.
E até o final do mesmo ano, foram lançados os singles "A Year Without Rain", e sua versão em espanhol, "Un Año Sin Lluvia". A banda ainda tocou na Jingle Balls 2010 um evento anual que reune algumas bandas para tocarem juntas nos Estados Unidos. O single de A Year Without Rain, estreou o número #35 do Billboard Hot 100 sendo esse seu pico, e Hot Dance Club Songs debutou o número #1. A edição de luxo deste disco acompanha um DVD que conta com duas produções, intituladas Girl Meets World e Girl on Film, ambos documentários - um aborda a trajetória da Selena e outro mostra os bastidores de uma sessão de fotos. O DVD também conta com os bastidores da gravação do clipe do single A Year Without Rain, além de trazer também os clipes dos singles Round & Round e Naturally. O álbum vendeu 1.150.000 cópias no mundo e foi certificado como disco de ouro nos Estados Unidos,[22] Canadá,[23] Brasil,[24] e Polônia;[25] e como Disco de Platina no Chile.[26]
No dia 15 de fevereiro de 2011, a Universal Music Portugal confirmou que um novo álbum de Selena Gomez & The Scene já estava sendo gravado, e que o mesmo seria primeiro álbum da banda, em espanhol. Selena confirmou mais tarde em seu twitter, que na verdade seria um álbum bilíngue, e que daria uma pausa para ingressar em sua nova turnê "A Year Without Rain Tour" com apenas um mês de duração. Após a turnê a banda voltou a trabalhar no álbum e Selena confirmou que o nome do álbum seria "My Outher Side". Mais tarde, decidiu trocar o nome por "When The Sun Goes Down". Em 8 de Março lançou o single "Who Says" que entrou para o Billboard Hot 100 no número #24 e teve pico em #21, no Hot Dance Club Songs debutou o número #1, e foi certificado como single de platina, pela venda de mais de 1 milhão de downloads, se tornando o single mais bem sucedido da cantora até então.
No dia 7 de Junho foi lançado como single promocional a faixa "Bang Bang Bang" disponível no iTunes, e no dia 14 de Junho foi lançado "Dices", versão espanhol da canção "Who Says" para download digital no iTunes. Em 17 de Junho lançou o segundo single "Love You Like a Love Song" e o vídeo da música estreiou dia 23 de Junho. O álbum ainda conta composições de Britney Spears (em Whiplash); Katy Perry (em That's More Like It) e Pixie Lott (em We Own The Night). Selena também trabalhou como compositora, escrevendo as canções "When the Sun Goes Down" e "Outlaw". When the Sun Goes Down, vendeu na primeira semana 78 mil cópias, que também estreou na posição #4 da Billboard 200, mas na segunda semana alcançou a posição #3 na parada, com vendas acima de 44 mil cópias. Em Setembro seguinte, Gomez anunciou a canção "Hit The Lights" como o próximo single, sendo este o primeiro álbum de Selana a ter três singles de divulgação. Até o momento o álbum vendeu 709 mil cópias no mundo, sendo 368 mil nos Estados Unidos. Sendo já certificado como disco de ouro no Canadá[27] e Polônia[28].
Características musicais
Influências
Cita como sua maior influência a cantora Britney Spears, cujo Selena fez um tributo a cantora em sua turnê We Own the Night Tour em 2011. Spears escreveu uma música para o álbum When the Sun Goes Down, intitulada "Whiplash", Selena diz: "Eu ouvi a canção e fiquei apaixonada por ela, eu a achei muito divertida e cativante, então fui gravar no estúdio e me disseram: 'foi co-escrita por Britney Spears', e eu quase tive um ataque cardíaco."[29] Gomez diz que ainda sem lembra do primeiro show de Spears que foi.[30]
O primeiro CD que eu comprei foi dela, eu guardei dinheiro e eu mesma fui comprar [ ...Baby One More Time ]. O show dela foi o primeiro que eu fui. Acho que ela é, tipo, a princesa do pop. E ela tem sido uma inspiração para a música hoje em dia, e eu adoraria prestar homenagem a ela com alguma coisa, porque eu tenho todos os seus CDs. |
— Selena Gomez falando sobre admiração por Britney e o tributo a ela.[31]
|
Seu nome foi dado graças a cantora latina Selena Quintanilla-Pérez, cujo sua mãe uma super fã da cantora decidiu dar o nome dela para sua filha que também tem descendências latinas. Selena cresceu ouvindo as músicas em espanhol da cantora.[32] Outra influência é a cantora Katy Perryque foi lançada no cenário musical no mesmo ano de Selena, a mesma já compos músicas para Selena, como "Rock God" para o álbum A Year Without Rain e "That's More Like It" para o álbum When The Sun Goes Down. A rapper Nicki Minaj é uma das suas cantoras favoritas, aonde também faz um cover do hit Super Bass na "We Own the Night Tour".[33] Tem também como influência cantoras como Cheryl Cole.[34]
Em sua carreira de atriz, Gomez tem como influência as atrizes Rachel McAdams e Jennifer Aniston.[34]
Estilo musical
Com seu primeiro single em 2009, "Falling Down", prometia marcar sua estreia com uma forte influência do pop rock. Ficou nesse gênero apenas no seu primeiro single, já no segundo single de 2010, "Naturally" já trazia influências de electropop e dance-pop. Quando lançou o single em 2010, "A Year Without Rain" trouxe influências dos singles anteriores e do disco music.[35] Assim como a canção, o álbum A Year Without Rain vinha com electropop e dance-pop como gêneros predominantes, com fundições deeurodance, disco, R&B, dancehall e reggae.[36] O uso do teen pop foi usado por Gomez em seus trabalhos relacionados ao disney channel, como as canções "Cruella de Vil" e "Fly to Your Heart", fora "Tell Me Something I Don't Know" do filme Another Cinderella Story, ambas canções de 2008. Em 2011, com o lançamento do single em 2011, "Who Says", Selena usou mais uma vez o dance-pop, com influências do R&B contemporâneo. Já o segundo single do álbum When The Sun Goes Down em 2011, "Love You Like a Love Song" apostou em um novo estilo, o electro-funk e dance pop.[37] When The Sun Goes Down contou com a volta do pop rock nas músicas de Selena, o uso básico do electro pop, reforço do dance pop, e foi insirida a forte influência do gênero musical new wave.[38]
Os principais estilos musicais usados por Selena são o pop e dance-pop, fora as fusão do estilo da discoteca dos anos 70/80 que a sonoriedade de Gomez faz.[39] A mesma, em 2008, quando começou a carreira musical, recebeu os títulos de "Princesa do Pop Adolescente"/"Princesinha da Disney" por ter, na época, seu gênero predominante o teen pop e surpreendendo com o pop rock em seu álbum de estréia, em 2009.[40]
Filantropia
Selena Gomez estava envolvida na campanha UR Votes Count que ajudava a encorajar os jovens a saber mais sobre os candidatos presidenciais de 2008 (Barack Obama e John McCain).[41] Em outubro de 2008, Selena foi nomeada pelo segundo ano consecutivo, porta-voz da campanha Trick-or-Treat da UNICEF que incentiva crianças a arrecadarem dinheiro para ajudar outras crianças ao redor do mundo.[35] Ela disse que estava extremamente entusiasmada em "encorajar outras crianças a fazerem a diferença no mundo.".[35] Em outubro de 2008, Selena Gomez participou do evento beneficente "Runway For Life" no St. Jude's Children's Hospital.[42] Ela também é a porta-voz do Borden Milk; onde apareceu em campanhas publicitárias impressas e na televisão.[43] Selena foi nomeada embaixadora do DoSomething.org depois de se envolver com o curtametragem Island Dog, que ajudou cachorros em Porto Rico.[44] Ela é a porta-voz da State Farm Insurance, e gravou comerciais para a TV; que foram ao ar no Disney Channel, para aumentar a consciência de ser um(a) motorista consciente.[45] Selena Gomez está envolvida com o RAISE: Hope For Congo uma instituição de caridade que ajuda a aumentar a conscientização sobre a violência contra as mulheres no Congo.[46]
Em março de 2009 Gomez é nomeada oficialmente a Embaixatriz Internacional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em direito das crianças e dos adolescentes.[47][48] Em sua primeira missão oficial, viajou para Gana em 4 de Setembro, 2009 por uma semana para testemunhar em primeira mão as condições sanitárias de crianças, incluindo a falta de água potável, alimentação, educação e saúde. Selena disse: "Todos os dias, 25.000 crianças morrem por diversas causas que poderiam ser evitadas. Eu junto com a UNICEF, acreditamos que podemos diminuir esse número de 25.000 para zero. Eu sei que podemos conseguir isto, porque cada momento, a UNICEF está presente, proporcionando às crianças, ajuda necessária para garantir que [a mortalidade] caia para zero e se torne uma realidade.".[49]
Selena esteteve envolvida no Disney's Friends for Change, uma organização que promove o "comportamento ambiental amigável", e aparece nos anúncios publicitários no Disney Channel.[50] Selena Gomez, Demi Lovato, Miley Cyrus, e os Jonas Brothers gravaram "Send It On", uma música que serve de tema da campanha Disney's Friends for Change. A música estreou no Hot 100 na posição #20.[51][52] Disney's Friends For Change irá direcionar todos os lucros com "Send it On" para o Disney Worldwide Conservation Fund.[51]
Em outubro 2009, Selena fez uma surpresa visitando uma escola de Los Angeles como parte do programa "A Day Made Better" que foi patrocinado pela OfficeMax.
Em fevereiro de 2011, Selena viajou para o Chile para testemunhar os estragos de terremoto e se reunir com as famílias do programa apoiado UNICEF, "Programa Puente", que ajuda as famílias a entender melhor e desenvolve habilidades para lidar efetivamente com a educação infantil, desenvolvimento e outras questões relacionadas com a educação dos filhos. A partir de sua experiência viagem de campo, Gomez disse: "A UNICEF está a ajudar as famílias chilenas sair da pobreza, prevenir a violência dentro do lar e promover a educação. Para testemunhar em primeira mão as lutas dessas famílias, e também sua esperança e perseverança, foi verdadeiramente inspirador."[53]
Um mês depois Gomez participou do projeto Pack Touch Celebrity, com edição limitada, custom-made de garrafas de água com água da torneira das casas de cada advogado de celebridades, para arrecadar fundos e aumentar o perfil para a limpeza programas de água e saneamento.[54] Ela também é destaque no vídeo "Selena's UNICEF Message", postada noYouTube, por sua conta, para promover algumas campanhas.
Empreendedorismo
Publicidade
Em julho de 2008 Gomez fez parte da Sears Back-to-School, uma campanha publicitária de moda. Como parte da campanha, Gomez foi apresentada nos comerciais de televisão. Em agosto de 2009, Gomez também sediou a Sears Arrive Air Casting Band [55]-. A fim de selecionar cinco pessoas para a primeira Sears Air Band, que realizou no Video Music Awards 2009. Em 2011 Gomez também gravou um comercial para o MuchMusic Video Awards, exibido pelo canal MuchMusic nos Estados Unidos e Canadá para a divulgação do evento, o qual ela mesma foi a apresentadora.
Julho Moon Productions
Em outubro de 2008, Gomez lançou sua própria companhia de produção, Julho Moon Productions, e parceria com a XYZ Films.[56]Como parte do acordo Gomez terá a oportunidade de ser capaz artigos opção, contratar escritores e criar pacotes de talento para fazer compras para os estúdios. Além disso, como parte do acordo, XYZ Films permitirá que Gomez atue e produza pelo menos dois filmes. A revista Variety afirmou que: "Em agosto, XYZ [Filmes] fechou um acordo semelhante com a Time Inc. e gestão da produção do Coletivo-empresa para financiar o desenvolvimento de conteúdos da mídia impressa gigante para o bigscreen [...] Como parte do acordo de julho Moon-XYZ, [Selena] Gomez terá a capacidade de cherry-pick projetos da vasta biblioteca de Time Inc., que inclui Time, Sports Illustrated, Fortune e Life. "
Dream Out Loud
Em agosto de 2009, Gomez anunciou seu plano para lançar sua própria linha moda, chamado "A Out Dream Got by Selena Gomez". Em março de 2010, Selena abriu sua própria grife de roupas intitulada Dream Out Loud com afiliação da marca K-Mart. Por onde veio lançar a "A Out Dream Got" um mês depois.
A coleção é composta de vestidos e características boêmias, tops florais, jeans, saias, casacos, cachecóis e chapéus, todos feitos de materiais reciclados ou eco-friendly. Gomez disse que a linha vai refletir seu estilo pessoal e descreveu as roupas como sendo "bonita, feminina, e boêmia",[57] e: "Com a minha linha, eu realmente quero dar as opções dos clientes sobre como eles podem colocar seus próprios olhares juntos [...] Eu quero as peças que podem ser fáceis de vestir-se ou para baixo, e os tecidos ser eco-friendly e orgânicas é super importante [...] Além disso, as etiquetas terão todos alguns dos meus citações inspiradas neles. Eu estou apenas olhando para enviar uma boa mensagem. " Gomez, que não tem formação em moda, em parceria com designers Tony Melillo e Sandra Campos, tanto que já trabalharam com grandes nomes casas de moda,[58] Gomez disse da parceria: " Quando me encontrei com Tony e Sandra, fui imediatamente à vontade com eles e agora eles são como família para mim [...] Eles são tão criativos e eu amo como eu posso apenas chamá-los sempre e falar com eles sobre tudo, mesmo que seja apenas sobre a mudança de um botão [...] Eles foram tão legais sobre tudo." A marca vai ser fabricados por, Melillo e Campos juntou com a Nova-iorquina de vestuário Adjmi e formado por Adjmi CH Brands LLC; a qual é a holding para a marca.
Perfume
Foi anunciado em 14 de julho de 2011, que Gomez tinha assinado um acordo de licença com a Adrenalina, uma marca de produtos, de esportes radicais e de aventura, com temática marca de estilo de vida, para desenvolver, fabricar e distribuir uma fragrância da atriz. Espera-se para estrear na primavera de 2012. Presidente e C.E.O. de Adrenalina, Ilia Lekach, disse: "Estamos muito entusiasmados por trabalhar com a Ms. Gomez e vai revelar mais detalhes relativos à fragrância medida que nos aproximamos da data de lançamento."[59]
Mais tarde Gomez, através de seu perfil no Twitter, confirmou que estava trabalhando em uma nova fragrância.[60] Já foi disponível para acesso, um site de divulgação chamado Selena Gomez Perfumes, onde serão divulgadas as fragâncias.[61][62]
Vida pessoal
Gomez mora desde 1999 em Los Angeles com sua mãe mandy e seu padrasto Brian. Desde então estudou por Home School, até maio de 2010 quando completou seu segundo grau. Suas melhores amigas são as também atrizes e cantoras Taylor Swift e Demi Lovato.
Em 2009 Gomez teve um breve romance com seu colega de gravadora Nick Jonas, da banda Jonas Brothers e mais tarde com seu colega de elenco David Henrie, que namorou até março de 2010. No mesmo ano, também teve um breve relacionamento com os atores Taylor Lautner e Cory Monteith. Em março de 2011, ela assumiu publicamente seu namoro com o cantor Justin Bieber.
Gomez tem popularidade entre adolescentes de doze a desesseis anos, incluíndo a sua base de fãs conhecida como selenators, ocasionalmente tem levado duras críticas pelos fãs de Bieber, como ameaças de morte, e observações caluniosas. Durante o anivesário de 17 anos de Justin, Gomez chegou a ser agredida por uma fan do cantor, levando um soco na boca.
Em 2010 Gomez recebeu um pagamento de 5,5 milhões de dólares segundo a revista People[63]. Tornando-se a sexta artista adolescente mais bem paga de Hollywood. Coincidentemente o artista adolescente mais bem pago foi Bieber com um faturamento de 53 milhões de dólares. Em agosto de 2011 Gomez e Bieber se tornaram parte de uma escultura de bronze de Daniel Edwards chamada Justin & Selena As One; onde aparecem nus, apesar do fato ter chamado atenção, o casal não cometou o assunto.[64]
Créditos: Wikpéia